Como funcionam as fossas?


septicComo funcionam as fossas?

Casas e empresas que utilizam as fossas optam pelas fossas sépticas, pois elas são mais baratas e eficazes no combate a contaminação da água. Teoricamente, elas são responsáveis pelo tratamento dos esgotos domiciliares. O sistema de funcionamento opera na divisão físico-química do material sólido encontrado nos esgotos. Por isso é importante frisar, também, limpeza de fossas regularmente com o sistema preventivo da Bio Solutions através do uso de Ecomix Gel.

O processo de funcionamento das fossas sépticas começa com a retenção do esgoto que fica detido na fossa por cerca de 24 horas. Ao mesmo tempo, ocorre a sedimentação do material solidificado encontrado no esgoto. Essa substância se deposita no fundo da fossa, formando um líquido denominado lodo. A outra parte, formada por graxas, óleos e outros materiais fluidos, fica emersa. Esse material, por sua vez, é chamado de escuma.

Como parte do processo, ocorre a digestão anaeróbia do lodo, que consiste em ataque de bactérias anaeróbicas ao lodo, anulando parcial ou totalmente a ação das substâncias voláteis e dos microrganismos patogênicos.

Com isso, acontece grande redução de sólidos, líquidos e estabilização dos gases, o que permite que seus efluentes líquidos sejam dispostos com maior segurança para o meio ambiente.

As fossas sépticas são utilizadas em casas, restaurantes, grandes condomínios, comércios, fábricas, shoppings e outros estabelecimentos, quando estes locais não possuem rede coletora de esgoto. Seja em áreas isoladas ou zonas rurais. A limpeza das fossas deve ser periódica e a destinação correta. Tudo isso é importante para evitar situações como transbordamentos e até mesmo combater a proliferação de pragas e eventuais maus cheiros que podem surgir. Comece hoje a tratar sua rede de esgoto com o produto mais sustentável do mercado o Ecomix Gel entre em contato com a Bio Solutions para manter manutenções, principalmente para limpeza de fossas.

Adquira em nossa loja virtual Biomix

Aditivo biológico para caixa de gordura